Mandela, meu grande amigo, deixa-me dizer-te com sinceridade que estou feliz pela tua partida, e sei que tu também estás. É que, convenhamos, nos últimos dias/meses, tu JA NÃO LUTAVAS PARA VIVER mas sim PARA MORRER. Hás-de convir, Mandela, que estavas cansado de "sobreviver", que fisicamente já não podias mais e que tudo que desejavas era que te deixassem descansar em paz. Eu também queria isso. Porém, por motivos vários, uns até nojentos e egoístas, muitos queriam-te vivo a todo custo.
Prezado Mandela, o Planeta está triste com a tua morte. Homens e mulheres, Miúdos e graúdos, bis, homos e heteros, animais, racionais e vegetais, enfim, estão todos sentidos por ti, até os seres inanimados. No meu gueto, por exemplo, o Rei Sol ainda não nos deu bom dia, ainda não nos está a brilhar. Lá de cima apenas caem gotas de uma chuva miúda, e, como deves saber, são as lágrimas dos astros lá do céu. Pois é...quando um GRANDE MORRE, todos GRANDES sentem, todos os GRANDES choram!!!
Madiba, meu Herói, A tua missão foi cumprida com êxito e superioridade. As tuas lições estão guardadas, e temos todos a obrigação de eterniza-las. Ora, tu tens mesmo de descansar. Precisavas mesmo partir pro céu, pois só lá viverás em paz. Aliás, os mais razoáveis e justos, preferiam-te morto a verem-te com aquela vida plástica, sob tubos e máquinas, (parece que) imposta por interesses subjetivos (políticos, económicos, culturais????). Francamente! Não mereces esse castigo. Não mereces pagar pelo egoísmo, medo ou ambição de ninguém. Fizeste mas é bem de teres partido, meu velho.
Meu Presidente, vai tranquilo que eu vou comunicar aos cambas, às crianças e kotas, que tu partiste aos 95 anos de idade. Vou contar a tua história aos ignorantes do meu tempo que só se interessam por festas e vestes de marca. Direi com orgulho, e com significado literal, que foste um enviado de Deus: Fizeste milagres, perdoaste quem te escorraçara; salvaste as vidas daqueles que te queriam morto, educaste o mundo. Obviamente não me vou esquecer de dizer que o que te matou foram os anos que, como um animal, viveste encarcerado exposto a todo tipo de males, pelo que originou esta "tua" insuficiência pulmonar. Direi igualmente que foste PR da África do Sul, lá foste rosto da luta contra o racismo, contra a opressão e também da luta contra a sida. Vou dizer que tiraste o sono a animais do tipo de um tal de Pieter BOTHA. E juro que não me vou esquecer, com certeza, do facto de teres recebido a distinção de Nobel da Paz(1993). Viu sublinhar que não és um Nobel desses do tipo do Barack Obama(2009) cujas distinções são/foram paridas por parvas conveniências e não por mérito. Tu és o oposto de Obama. És um Nobel Verdadeiro. Símbolo da Liberdade, do Perdão e da Paz, mas sem fingimentos. (És um Rei Leão(Sporting), um verdadeiro Militar(1º de Agosto), General de 7 estrelas(CR-7), enfim, és Real(Madrid))
Madiba, perdoa-me pelos rodeios, mas, muito rápido, e na casa de banho, escrevi esta cartinha, como forma de desabafo, para ajudar-me a descongestionar essa minha alma turva e invadida por sucessivos episódios necrológios; escrevi para lembrar-te de que és muito mais do que Nelson Mandela. És EXTRAORDINÁRIO! És eterno. És um Gigante, tens força e poder. És um livro, uma biblioteca, uma história, uma lição para o mundo. És muito mais que isso que digo e que o mundo diz. És tudo aquilo que não sabemos dizer, por falta de palavras, por falta de intelectualidade que explique fielmente, com as poucas palavras existentes, a pessoa que és.
Enfim... Fica só bem, meu grande amigo. Obrigado por tudo que nos deixaste como herança. Foi um prazer conhecer-te.
Abraços do teu puto Hélio dos Santos, aquele angolano que um dia, em sonhos, teve a rara oportunidade de abraçar-te, na Africa do Sul.
Ps. Boss Madiba, diz só ao Action Nigga que mando pra ele um abraço de irmão, e que sinto muito pela má sorte que teve. Ele sim, morreu antes do tempo.
Ps. A única coisa que me entristece é que cá no mundo não temos muitos Mandelas por aí. Temos muitos Obamas, muitos Bushs, muitos Bothas, muitos Savimbes, mas Madiba que é bom, nada. Popilas, Deus também!!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário