Filipe Martins Pedro ou simplemente Diakota, é um rapper do município de Viana e membro da OTP. Com cerca de 12 anos de carreira, Diakota prepara o seu primeiro projecto à solo que deverá sair ainda este ano. Numa longa mas divertida conversa com o blog hip hop angolano, o rapper fala da sua trajectória que também é marcada por uma certa “Persistência Absoluta”, do EP a ser lançado e não se esqueceu de deixar alguns conselhos para os seus colegas. Convidamos-te a embarcar connosco nesta viagem e conhecer por dentro o autor do Hit “A viver por ti” // Baixe Aqui
Diga-nos quem é Diakota.
Diakota é um músico, compositor e director artístico.
Quando é que começas a fazer RAP? Eu me apaixonei pelo rap logo depois que vi o meu pai a ser morto na minha frente e naquele tempo uma prima minha ofereceu-me uma cassete do “Gabriel o Pensador”, “Quebra Cabeça”. Mas comecei a fazer mesmo a sério como freestyleiro de escolas e ruas em 2001 e depois de defrontar tantos fui parar no “Big Show” cidade rádio Luanda em 2002.
Desses tantos que defrontastes, venceste sempre? Na maioria venci é como tudo mas com poucos perdi, muito poucos mesmo hahahahah
Dos rappers no activo agora, quais os que defrontaste e venceste? Pick MC, MC Matita lembro de uma vez no baia com o senhor Vui Vui, Kadaff e outros já não estão no activo.
Venceste ao Vui Vui e Kadaff? Isso foi no espaço Bahia e eu nem gosto muito de lembrar disso mas acho que foi uma batalha boa e que serviu pra o resto do pessoal colocar os olhos em mim como bom rapper mas respeito muito aqueles senhores e admiro, foi só e apenas um Freestyle.
Diakota é então um monstro das ruas. Podemos considerar isso? Já tive esse apelido, mas agora mais maduro e adulto, sou o senhor Diakota das ruas pra as ruas.
Mais maduro e adulto. Até que ponto é que as ruas te fizeram rapper? Desde a morte do meu pai e a vivência dura de todos que me rodeavam, principalmente quando senti que Deus tinha uma missão pra mim que era chorar pela fome dos mendigos e falar pelos mudos.
E esse choro surge em forma de RAP? Pois é! Até agora eu choro desta forma.
O que o levou a fazer RAP e não outro estilo musical? O rap pra mim é o estilo mais aberto e explosivo quando eu quero falar com a alma e sempre fui muito poderoso com as palavras só o rap suporta isso, basicamente por isso.
No Hip Hop sempre foste rapper ou passaste também por outros elementos? Nunca tive outras facetas no hip hop a não ser se aldrabar de graffiteiro hahahahhahahaha mas a minha onda sempre foi a paixão pelo microfone.
Durante o tempo em que estás no RAP, tens quantas mixtapes ou álbuns? Olha eu já gravei um max single com os Luzidios o meu primeiro grupo, com os Black Soldiaz dois álbuns, com a OTP um álbum. Mas nenhum destes trabalhos chegou a sair, alguns por pessoas não sérias mas o da O.T.P ainda sai depois do “Sexta Feira Treze” e do “Verdades de Sangue” do BOSS Alírio e Diakota respectivamente.
Que avaliação fazes do teu trabalho até hoje? Cada passo que dou procuro ser sempre alguém melhor e tenho a certeza que tenho feito um bom trabalho, em tudo que fiz até hoje sempre real e original comigo mesmo.
O que é ser real e original contigo mesmo? É ser escravo dos teus ideais e admitir pra ti mesmo quando estás errado e não te desviares por razões fúteis. Tenho de saber sempre aonde meto os meus pés e o que é que eu defendo.
Tens por parte do público a aceitação que sempre esperaste? Ainda. Porque o tal público ainda nem sentiu metade do que eu sou, mas isto está perto. Enquanto isso me contento com o respeito que é grande.
Pareces ter muitas participações. Quais os artistas que já te convidaram pra fazer parte dos seus trabalhos? Olha falando em participações devo meter em primeiro lugar o Ceezzy (CMC) depois o Ready Neutro, Raiva, Doutor Romeu, Lil Kiss, BG da Sn Gang, NGA, Doutor Skillz, Sani Neto, Rep Boy da P. Block, J Bam, Guetto Boys, Mano Bwee, Hummmm DJ Samurai essa já sairá em breve, Dj sipoda. O resto passa me a memória
Tem um forte nos coros, é nessa vertente que faz mais participações? A maioria vocando mesmo. O meu ponto forte nos coros é dos loucos, muitos ainda não entenderam. Só a O.T.P me confiou muito nos coros.
Estás neste momento a preparar a tua mixtape “Verdades de Sangue”. Que verdades teremos? Oitenta porcento da minha vida, desde que me conheço como homem, e assim será, terão a vida do Diakota numa bandeja desde as alegrias até as tristezas.
Porquê a escolha deste título? Foi influenciado pela situação violenta que viveu o ano passado? hahahhaaha eu sabia que não irias passar essa. Mas respondendo também tem a ver com aquela situação e com o percurso de toda minha vida.
Terá quantas faixas? Irá contar com as participações de quem? De 12 à 14 faixas, vamos balançar. A lista ainda está a ser selecionada, mas vou adiantar alguns: toda O.T.P nesse caso Boss Alirio e Crazy A, o grande Cef, estou a ver o Lil Saint, o Tyro, Ceezy, estamos a lutar com o G2, Armónico, Rappers ainda estou a pensar mas o Francis está na lista, o Rep Boy, K Nigga, Fly Squad e Niria da Freack Shino.
Porquê tantas participações? Algumas dessas estarão só numa música Hahahhahaha, o Ceezzy, o Rep Boy e o Fly estou a lhes ver só numa música.
Não tens medo de ser ofuscado pelos teus convidados? Eu sou uma espécie de Ludacris e não tenho esses tics de vão me levar, vão me ofuscar, até certo ponto a intenção é fazer boa música e no fundo todos eles sabem quem sou hahahhahahh. Selecionei certas pessoas com talento pra termos um bom trabalho mas eu sou o Diakota.
Quando é que estará a disposição do público? Será para download gratuito ou será comercializada? Tanta boa música com certeza será comercializada. Estou a precisar de dinheiro ou seja o Alirio e o Mano Bué dizem que está na hora de comer do meu talento.
Será comercializada ainda este ano? Estamos a trabalhar pra que a gente consiga com o apoio de todos e lançar ainda este ano, só não posso dar uma data exacta. A empresa O.T.P com as suas parceiras Quatro Ent e Sizma Block estão todos a trabalhar em prol disso.
Uma mixtape ou um álbum? Um E P que terá tendência de duas coisas, álbum e mixtape.
Qual será o factor diferencial entre a tua mixtape/EP e as que são normalmente lançadas? Eu vou dizer primeiro sobre os que fazem, uns só estão nisso porque o vizinho ou o primo está a fazer e ele acha que é moda e acaba por fazer igualzinho o que o vizinho ou o primo faz e fala nos seus projetos ou trabalhos e acabam todos no mesmo sítio do pica pau amarelo. Muitos que saem por ai eu já ouvi as famosas punchilines do princípio ao fim. Já eu estou a procurar falar com a minha alma para que entendam com o coração, muitos ai dizem que fazem o que nunca fizeram.
Podes citar aqui alguns destes que dizem fazer o que nunca fizeram e cujas punchlines já ouvistes? Olha vontade não me falta só que eu pertenço a uma equipe que prima muito por não dar esse gostinho a certas pessoas.
Há quem diz que temos mais quantidade do que qualidade? Achas que devia ter mais conteúdo? Olha bons tempos se foram. Eu acho que devíamos lutar pra alcançar sempre uma qualidade tanto lirical, nas misturas e até na personalidade que adquirimos. Temos de andar com a globalização e com a evolução mas não deixar que essa nos ande, tem uns ai que daqui à pouco vão cantar i wake up in new bulgati e não tem mas só porque o Wayne disse. E quem acordar num bugati aqui em Angola ou ele não tem casa ou alguém com muito dinheiro lhe sequestrou.
O que acha que falta para colocarmos o nosso RAP ao mesmo patamar que o RAP feito em Portugal ou Brasil? Do Brasil seria mais realidade e que certas portas se abrissem, de Portugal temos de ter qualidade e primar no cuidado com as escritas e as intenções de levar a coisa além, aqui ainda somos muito fechados e nem sempre é culpa nossa, as vezes são os que nos querem exterminar.
Mas o RAP sempre viveu com essas tentativas, aliás mesmo lá onde surgiu já era assim…Sim, só que agora de lá onde isso saiu está estável e aceite mas aqui nos obrigaram a entrar de novo pelos fundos ou seja tivemos todos que voltar de novo pra as ruas e atacar com mixtapes e deixar de sonhar com álbuns. Eles também foram obrigados e não desistiram, conquistaram e criaram o espaço deles e editoras grandes mas esse nosso “country” é pequeno e nada democrático. Mas epha eu acho que tudo está a entrar nos eixos estamos de novo no control das ruas e isso é o que importa, não nos dão peixe aprendemos a pescar.
A música “A viver por ti”, é a promocional do seu EP. Teve a aceitação que esperava do público? Sim. Eu acho que peguei o pessoal desprevenido porque esperavam que eu desse abertura do projecto com banho de punchs e flows estilo a O.T.P mas depois entram na minha realidade e na minha vida e está ai agora dizem que é uma grande música e tudo mais. Mas pra mim é mais um momento duro da minha vida, estava hospitalizado em coma e tinha um irmão preso com a mãe de cima a baixo.
Esta realidade do block, é a que teremos no EP? Essa e não, só também outros atrofios, eu também tenho as minhas loucuras e o resto vai escutar hahahhahahaha.
O que é Sizma Block? Hahahhahahahahshshshah Olha agora é o meu bairro e uma futura empresa musical se Deus ajudar.
Conhece e vive esta realidade. Sente que por ser músico tem uma responsabilidade maior nos exemplos que passa para os miúdos do seu bairro? Eu sempre procuro ser um irmão, amigo até anjo da guarda pra os negros do meu block que querem ser moldados, também tive de crescer muito cedo e enxergar que a vida as vezes me põe a prova, após a morte do meu pai eu tive de criar os meus putos com a minha velha, vida nada fácil mas aprendi a ser homem e em tempos senti que cumpri uma parte da minha missão quando o MC K mostrou me as cartas que foram enviadas da comarca pelo som “A viver por ti” e em algumas diziam que muitos aí fora nos esqueceram mas alguém conseguiu lembrar-se de nós aqui dentro, falar e nos encorajar. Isso é bom.
Além da verdade dos blocks fala também da realidade nas cadeias. Já viveu esta realidade na pele? Pra ser sincero já. Todo homem está sujeito a isso inocente ou culpado.
Qual é a relação que tem com outros rappers? Depende desses outros que estás a te referir, mas tenho relações boas com alguns até porque alguns são amigos meus e uns só relação profissional. Com alguns nem tenho relações, eu não sou de muitos amigos por isso não me vêm com muita gente e em muitos sítios.
Alguns beefs? Já tive alguns mas nem quero falar sobre isso, agora estou pausado sem beefs com ninguém e com tantos problemas na minha vida não tenho tempo pra isso a minha vida mesmo já é um beef e também não aconselho ninguém a ter comigo, não é muito salutar.
Como é que acha que os seus colegas rappers olham pra si? Sente que é um rapper respeitado ou temido dentro do movimento? Olha eu não mordo atoa então retiro o temor, tenho a certeza que eles me encaram com respeito e oposição por mais que muitos disfarcem.
O que significam as iniciais OTP?
Os Três Pilares, Ordem Testemunho e Progresso.
O que representa a OTP para Viana? Olha os vianences dizem que representa “União” “Expansão” e tudo que toca o bom rap porque Viana ganhou três jovens que conseguiram desenvolver e dar cara para que o resto conhecessem o município no movimento rap e estamos a lutar unidos com os outros para que cresça e que a geração vindoura possa conhecer e falar da O.T.P.
E o que é Viana para a OTP? A casa, o tabernáculo, a inspiração para o que a gente canta e muito mais. Daqui à pouco Madison Squar Garden Hahahahah.
Tanto Diakota como Boss Alírio estão constantemente a falar da Ceezzy Music e do seu C.E.O, CMC. O que ele representa para vocês? Obaaaaaa mais uma pergunta das melhores. O senhor “Ngadiama” ou seja CMC foi um dos homens que mais me projectou e acreditou em mim me meteu em mil participações e não só, como pessoa é um irmão mais velho pra nós, ele deu a primeira oportunidade ao Boss Alirio de participar num álbum e em outros trabalhos. Sempre foi um irmão, sempre ralhou pra não exagerar no flow e essa “merda” é que irritava Hahahhahahah a mim e ao Alirio. Em termos de estúdio nos conhece melhor que qualquer um outro e repito um bom ser humano, é como tudo tem lá as suas falhas mas pra nós ele continua a ser o pausado num luando já não é no canto.
Quem é o melhor rapper de Viana? Olha existem muitos bons tem o Euclarmany, o Rei D, mas o melhor pra mim é o Boss Alirio e se perguntares isso a ele, ele te dirá Diakota.
Quem são os 5 rappers nacionais que não ficas sem ouvir? Ceezzy, Boss Alirio, NGA, Extremo Signo, Crazy A. Não é que esses sejam os melhores pra mim mas gosto de os ouvir.
E os 5 que nunca ouves? Realmente só ouço os que me interessam esses que não ouço são bwe, se tivesse que te dizer mais três dos que ouço ao invés de citar os cinco que não ouço eu te diria dos meus favoritos também o Dji Tafinha, Phay Grand, Doutor Romeu.
Estas com medo de beefs? Eu não posso sair por aí a desencorajar pessoas que ainda podem vir a melhorar se conseguirem se enxergar.
Quem são essas pessoas que precisam se enxergar e melhorar? Hahahh Fizeste a mesma pergunta duas vezes de forma diferente mas não liga, essas pessoas são os que eu acho que só estão a seguir balas e quando atingir alguém vão pagar inocentes.
Estarias a ajudar estas pessoas a repensar a sua forma de estar e fazer melhor se dizeres os nomes…Os seres humanos por natureza o ódio fala sempre mais alto e te garanto que poucos são humildes o suficientes pra admitirem o que realmente são então para que não aconteçam cenas do gênero é melhor não até porque se eu abrir aqui a minha boca pra dizer coisas ou nomes até o vosso blog vai sofrer também.
Por esses nomes? Divulgamos informação, pode dizer os nomes. Vamos pular essa parte pode ser ????
Que conselho deixas para os teus colegas rappers? O seguinte: Parem de se enganar porque pegaram mil dólares porque dormiram com uma mulata de rabo grande e dizem que estão bem. Continuem a trabalhar para que o mundo receba o vosso trabalho, se os americanos chegam até nós então porquê que nos limitamos? Trabalhar além fronteira, sonhem mais e não se limitem, acreditem que essa “merda” dá dinheiro desde que faças bem e isso não é só para os rappers, é para todos os músicos que têm talento e querem comer dele mas com muito cuidado e não deixem a vossa sorte nas mãos de ninguém porque a única coisa que não joga a nosso favor nesse game é o tempo, pensem nisso…
O que deixas para os teus fãs? Palavra feia essa fãs hahahha mas para as pessoas que gostam de mim continuem a acreditar, vou procurar sempre dar o melhor de mim porque vocês merecem estarei sempre a viver por vocês.
Uma palavra para os visitantes do hiphopangolano.net. Não escolham conveniências, vão a busca da verdade e organização sem medir esforço e ajudem a crescer porque nessa casa a gente vive sem pagar renda.
Obrigado do fundo e espero estar com vocês mais vezes
E agradecer o impulso que vocês têm dado ao hip hop
E em especial a mim
Boa sorte e sucessos…!
Por: Nanizaiawo Morgan
ha um pouco de mim nessa historia mas não vi nada disso ali.lol ... de qualquer forma sabes que stou contigo e que a luta continua e com trabalho e fé tudo se alcança. tjsm=todos juntos somos muitos. kool klever
ResponderEliminarEsxte é o Meu Mentor >Diakota... Sizma Block 4Life..n Real talk... No lie
ResponderEliminarDiakosuassss todo que tenho a dizer deste senhor camarada, grande homen, amigo irmao conselheiro mentor no hiphop, tenho ele como braço direito, confesso que sem ele nao faço rap.
ResponderEliminarforça bro tu tens tudo para dar certo no hip hop nacional, e sabes que estas podre de saber que sempre te disse tu es o rap em pessoua
sucessos
Debrito