Pesquisar neste blogue

.

28 de agosto de 2013

Hacker MC vencedor da 1ª Batalha enaltece crescimento da RRPL apesar de descontente com a organização

Lírio Faria A.K.A Hacker MC é o vencedor da 1ª Batalha desde projecto que hoje tem vindo a ganhar algum espaço denominado “Reis do Rompimento 1ª Liga”. Pertence a label “Furious Klevers” esta neste momento a trabalhar para a sua 1ª Mixtape e com isso ir além da imagem de rompedor apenas. Numa entrevista que considero curta, Hacker MC falou-nos sobre descontentamento com a organização da RRPL mas mostrou satisfeito pela evolução do mesmo projecto que no entender do mesmo tem movimentado a ruas e fruto do trabalho e união de muitos (Organização, Mcs, Publico, Bloggers, internautas e outros). Leia a entrevista na integra.

45904_396457527115767_920591172_n

1. Quem é o Hacker MC no que toca ao movimento Hip Hop? Hacker Mc ou Lírio Faria é apenas um jovem apaixonado pela música desde os seus 7 ou 8 anos de idade, no hip hop encontrei o carinho, afecto e muito mais coisas que eu procurava e com isso me encontrei achado no movimento.

2. Como foi para participar do primeiro rompimento da RRPL? Para participar da RRPL, foi a saída de um projecto no obscurantismo no que consiste o Hip Hop Angolano propriamente dito, a volta das ruas com fresstyle de uma forma organizada, e o Fly Skuad tinha ideias do género então pegou e juntou o útil e o agradável e assim eu e o Meu Bro Nigga Ney, e concordamos com a ideia dele e fomos lá no 1º de Maio competir, tendo eu sido coroado como o 1º Rei da liga ou da 1º batalha e aí começou um grito que os mudos davam e os surdos não ouviam mas a Persistência do Fly foi Absoluta, que romperam-se o que ocultava as ruas do Hip Hop.

3. Quem foram os mcs que rompeste no RRPL e quem lhe derrotou? Bem participei por duas vezes a 1ª com Nigga Ney na qual fui bem Preparado, e a 2ª não estive tão bem pois perdi com um grande mc que se preparou muito bem que foi o Nigga Fix.

4. Qual a sensação de vencer e perder um rompimento? A sensação de vencer é como se quebrássemos um recorde nunca quebrado e sentir o calor dos niggas é um momento único, já perder tem um grande ponto de análise consegue-se entender que o que estas disposto a ter o outro luta pelo mesmo e há necessidade de estar em forma sempre, mas perder para mim é como uma lição que tem como tema “melhore mas”.

5. Como defines um Rompimento? Rompimento para mim é o enquadramento de um mc dentro de uma arena (Duelo), a capacidade mental, a criação no momento e o poder de inversão são bases fundamentais para um gladiador (competidor). Torna-nos inteligente e bastante rápido na forma psíquica..

6. Algumas pessoas defendem que o rompimento com ofensas e estigas está ultrapassado mas outros defendem que rompimento é liberdade de expressão o podemos dizer tudo o que pensamos no momento? O que tens a dizer sobre isso? Qual o teu ponto de vista? Eu pessoalmente defendo a opinião de que Freestyle ou rompimento cada um faz o que lhe convêm. As ofensas e estigas motivam muita das vezes os que ouvem e consomem Batlles (Batalhas) e sou de acordo que se o país não é democrático o suficiente, nós como Rappers podemos mudar as nossas ideias quanto a isso, sou de opinião que a batalha inteligente incentiva os estudos pois serão obrigados a contrariar com conteúdos cívicos.

7. O que tens a dizer sobre a iniciativa do Fly Skuad na criação do RRPL? O Sr. Irrompível (Fly Skuad) cresceu a fazer rompimento e a criação deste encontro de titãs esta a levantar as ruas do Hip Hop. O Fly esta de parabéns e todos aqueles que ajudam ele nesse aspecto, Bloggers , mc´s, B-Boys as casas de evento e sem esquecer o mas essencial “Os Adeptos da RRPL”.

8. Como Mc quais são as tuas aspirações? Como Mc as minhas inspirações são muitas e tenho o Fly Skuad como Rapper Favorito além de outros como Mc-k, Ikonoklasta, Drunk Master, Niggas da Cérebro, The Hot Mc, Lucassio, Balta P, Projota e outros tantos que poderia com isso acabar oito folhas.

1048487_334561776677370_124075482_o

9. Do que tens visto sobre o Movimento Hip Hop em Angola, tens algum aspecto a realçar? O movimento esta como esta em termo de crescimento melhoramos muito em relação a algum tempo atrás, hoje aposta-se muito no conteúdo educacional e também temos a aparição de um dilúvio de MCs, não poderia esquecer o factor humildade muitos quando começam a humildade e o rosto deles são iguais mas com o passar do tempo tudo muda e tornam-se muita das vezes egocêntricos e duros se tiver que realçar alguma coisa vira na minha mixtape.

10. Sabemos porque o C.E.O do blog foi júri na primeira edição em que venceste e na que foste derrotado, que os prémios prometidos pela Liga de Rompimentos não foram compridos? Sinceramente eu fiquei desiludido com isso ate falei mal da pessoa do Fly, mas depois o Malef me fez o convite pessoal para alguma cena com ele e aceitei, perguntei pelo meu Beat e a gravação ele disse-me que na altura o DH estava doente, entendi e depois continuei a ligar, mas não obtive resposta. Como uma vez disseste acho que a organização teria de acompanhar o projecto da gravação ate terminar, pois sabemos que uma Miss só depois de terminar o mandato e que as mordominhas terminam por parte do comité. Passou mas espero que mudem nesse aspecto de prometer e não cumprir.

11. Acompanhaste as batalhas do RRPL? Qual a batalha que tens a realçar por qualquer aspecto? Acompanhei a maioria das competições sim, a 1ª foi a do Eddy K e o Nigga Fix, achei que os júris não foram justos suficientes e o Nigga Fix ganhou a batalha, a 2ª foi a do Paizão com MC A no de Maio onde houve o empate mas para mim o Paizão ganhou e não tinha ser empate, seria bom que desempatassem lá no local, e o Tanay-Z não foi o mesmo infelizmente ele esteve bem não lhe deram a oportunidade de um segundo duelo noutro dia. Esta é a Primeira Liga creio que estes pequenos erros ou falhas na segunda temporada não serão a mesma coisa.

12. Sobre a Final da RRPL entre Paizão e Mente Magika? Essa final promete e pessoal, para quem perder a dor será como de um empresário que perdeu a firma (risos), são dois Mc´s que por acaso são meus bros e não será fácil para eles dois e eu estou a torcer para que vença o melhor.

13. Quais os teus projectos no como MC? contribuir no desenvolvimento da cultura hip hop, lançar a minha mixtape e ter a oportunidade de cuspir com o meu ídolo.

14. A Mixtape já tem titulo? O que podemos esperar desta mesma mixtape em termos de msg, beats, participações e outros? Já sim é introdução, tenciono atropelar o egocentrismo de muitos e cuspir levassem formas de rimas, conteúdos educacionais, racionais e muitas supressas, participações confirmadas de Nigga Ney, Nigga mc, Nigga Fix, Elias Carter, Meduza e supresas muito fortes. Beats estou a colher alguns e espero disponibilidade de alguns produtores para poder colher outros

15. Considerações Finais para os leitores da entrevista. Pessoal espero que continuem a fazer coisas importantes que incentivem e impulsionam o crescer do movimento. 1º agradecer a Deus por uma vida com a presença dele, a oportunidade desta entrevista com o vosso blog, e vamos contribuir com o que tens se for por intermédio de publicidade, doações, educar de forma rimada (Música), enfim com aquilo que achas que vais contribuir com o crescimento da cultura Hip Hop e não só. Mando propz, para o meu filho Nelson Aníbal que acabou de chegar a toda família, os MCs que me têm como irmão, ao Fly Skuad, The Hot Mc, a minha Label Furious Klevers, propriamente Nigga Ney e Nigga Mc, ao Nigga Fix a Meduza e todos do Golf em especial aos meu Pais e a todos que estão a ler agora, são tantos que os que não citei eles estão melhor no coração pois lá eles cabem (risos).

Por: Edivaldo dos Santos “The First”

Sem comentários:

Enviar um comentário