Pesquisar neste blogue

.

30 de abril de 2012

Além do HipHop: Rivaldo fala pela primeira vez de suas experiências em Angola

DEPOIS DE QUASE 3 MESES, RIVALDO FALA PELA PRIMEIRA VEZ DE SUAS EXPERIÊNCIAS EM ANGOLA

Desde que cheguei aqui em Luanda, Angola no dia 4 de fevereiro deste ano muitas coisas aconteceram, realmente está sendo uma grande experiência de vida. Minha adaptação não foi tão fácil pois chegar em um lugar onde não conhecemos ninguém, com cultura diferente, não é nada fácil, ainda mais sem minha família, pois vim sozinho devido a pré temporada que foi na Africa do Sul no período de quase 1 mês.

A comida não foi um problema para mim, me adaptei rápido pois é quase parecida com a do Brasil, ( esse foi um grande problema para mim em Uzbequistão). Achava que a língua não seria um problema pois em Angola também se fala Português, porém me enganei, pois em minha equipe , o Kabuscorp do Palanca a maioria dos jogadores são do Kongo, país vizinho de Angola e a língua falada é o Kongonês, no vestiário se fala português mas com muita dificuldade, pois não são todos que falam o português corretamente. Ao total são 17 ou 18 jogadores do Kongo.

Tenho boa relação com todos os jogadores, tenho mais afinidade com os dois portugueses com nacionalidade Angolana, o goleiro Hugo e o zagueiro Claudio.

Enfim, gostaria de fazer um resumo das experiências que tive até agora no futebol.

O começo do campeonato Nacional, chamado GIRABOLA não está sendo dos melhores para o meu time. Em nove jogos, ganhamos 4, perdemos 4 e empatamos 1. Nestes nove jogos, participei de 8 deles, fiz até agora 5 gols. Somente em 3 deles não joguei os 90 minutos, por opção do treinador.

Continuo trabalhando, me dedicando para fazer o meu melhor, apesar de estar ainda com um pouco de dor no meu joelho esquerdo.

O ano passado o Kabuscorp ficou em segundo lugar no campeonato, devido a isso estamos jogando com muita pressão para sermos campeões, a ansiedade está constantemente presente e visível em todos os jogadores e comissão técnica, e isso está atrapalhando muito pois todos querem fazer gols, driblar, decidir sozinho, mas o futebol é coletivo, a individualidade tem que ser no momento certo. Todos sabemos que temos que ter união em campo, tranquilidade para jogar. Estou sempre escutando o nosso treinador pedindo para atacar, marcar gols, ser mais rápido, e isso não está sendo nada bom para a nossa equipe,os jogadores estão se sentindo muito pressionados.O futebol hoje em dia está muito nivelado e aqui em Angola não é diferente, muita correria, temperatura muito alta, e é impossível um jogador aguentar jogar os 90 minutos a cem por hora. Por isso que nessas horas vemos a necessidade de tocar mais, ter tranquilidade para ter a maior posse de bola, como temos o exemplo do melhor clube do mundo, o Barcelona, quem corre é a bola, os jogadores tem que ter paciência e tocar bem a bola, são 90 minutos para fazer gol, o importante é ganhar os 3 pontos, não importa de quantos gols se ganha . Acredito na equipe, estamos passando por um momento difícil mas creio que vamos nos recuperar. Ainda há chão para percorrer, são 21 jogos pela frente e o time tem capacidade. Temos muito bons jogadores, hoje estamos em sexto lugar, a nove pontos do Lider que é o Recreativo do Libolo, atual campeão, atualmente está sendo o melhor time de Angola, ainda não perdeu no campeonato. Precisamos trabalhar juntos para sair desta situação. Gostaria de pedir paciência a todos os torcedores ( adeptos ) e continuar nos apoiando, que com certeza iremos sair desta situação, eu acredito no clube, acredito nos jogadores. Também gostaria dizer que estou muito feliz em Angola, estou sendo muito bem tratado pelo presidente Bento Kangamba e por todos os Angolanos.

Rivaldo

Fonte: http://www.rivaldo10.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário