Pesquisar neste blogue

.

23 de dezembro de 2011

Abdiel “O rap é um meio de alcançar a imortalidade”

abdTroglodita lírico, Fresco do momento,Puro wi ou mesmo Abdiel,autor de músicascomo “Atrofio”, “Igual a mim”,“Cara podre”, “Fala agora” e tantas outras faixas musicais que levam ao delírio muitos jovens; Atravessando uma das melhores fases da sua carreira e já pensando no primeiro álbum a solo que sucede a <<saga ESPECIALISTA>> que já vai no seu 3º volume. Em entrevista para a nossa revista, o rapper falou da sua vida e carreira. Das asneiras aos sonhos e conquistas. Conheça o outro lado do Abdiel:
1- Quem é o Emmerson?
Emmerson Abdiel (E.A): Uma pessoa anti-social. Porque sou exactamente o inverso do que a sociedade padroniza para os cidadãos normais (estudar, trabalhar e fazer aquilo para que são formadas e contribuir para o seu país e depois morrer). O que para mim não é o suficiente. Eu sou de opinião que devemos fazer historia, para que possamos servir como exemplo ou pelo menos inspiração (para o bem ou para mal, somos errantes), se não for assim, o nosso tempo nunca vai compensar o tempo que estivermos mortos. Ainda que eu viva 100 ou mais anos, vou sempre passar mais tempo morto que vivo.

2- Ouvindo-o falar assim, dá impressão de que não estudou ou não gosta de o fazer. O que tem a dizer?
E.A: (Risos) … Estudei e devo dizer que não fui um péssimo aluno, apesar de também não ser de notas extraordinárias. Sempre tive notas suficientes para transitar de classe sem corromper o ensino, como muitos amigos fazem.
3- O que é que o leva a pensar que é antisocial?
E.A: Porque sempre fui de certa forma marginalizado. Desde os meus 11 anos que oiço RAP e sempre ouvi que era musica para bandido, para bandido porque a sociedade não via com bons olhos o estilo.
4- Momento inesquecível?
E.A: Sem dúvidas a primeira vez que vi o meu filho Quincy, toda minha vida desejei ter um filho.
5- O que é que ele representa para você?
E.A: Ele é a minha vida.
6- E o RAP?
E.A: É um meio para alcançar um fim.
7-Que fim?
E.A: A imortalidade. Pois mesmo que eu morrer as minhas palavras vão continuar aí, e a medida que a tecnologia for melhorando, será quase impossível apagar o meu legado.
8-O que mais gosta de fazer?
E.A: RAP e como todo homem bom, digno e espada, gosto de sexo. Além de gostar de viver bem.
9-O que é viver bem para você?
E.A: Estar na paz com a sociedade e com os amigos principalmente. Eu penso que o teu lar é onde tu estás. Portanto mais do que ter dinheiro viver bem é estar bem no teu lar
10-O que menos gostade fazer?
E.A: Pedinchar, implorar e lamber botas. Não sei fazer e por isso não gosto de fazer. Não são coisas que fazem parte da minha natureza.
11-A mãe batia ou ralhava quando…?
E.A: A mãe batia e vai continuar a bater ou ralhar sempre que eu merecer. Apesar de ser adulto.
12-Exemplo de vida?
E.A: A minha mãe.
13-Porquê?
E.A: Pela luta dela. Ela sempre fez tudo para garantir tudo para mim e os meus três irmãos, apesar de depois terficado solteira, nunca nos faltou nada.
14-Já agora, o pai, nada a retirar do pai?
E.A: O meu pai é uma fonte de inspiração. Eu e todos outros irmãos, temos um pouco do meu pai.
15-Já se arrependeu de alguma coisa que fez?
E.A: Não. Para mim até os erros foram importantes para me tornar o que sou hoje. O que eu falei quando não devia, teve de ser falado para eu saber que não devia. Tudo faz parte do processo de aprendizagem. Se me arrependo de algo, é só do que não fiz.
16- E o que é que pensa que devia ter feito que não fez?
E.A: (Risos)… Mais sexo, mais Rap e preservar mais certas amizades que eu perdi. Apesar de mesmo assim pensar que quem está na minha vida está porque tem que estar.
17- Maior asneiras que já fez?
E.A: (Risos)… Aqui é rolo de papel higiénico, eu teria que esfolhear paginas porque já fiz de tudo um pouco. Mas vou citar algumas só para o pessoal ter noção das mer** que já fiz: já hipotequei carro que não era meu por causa de fucuta (dinheiro), já subi dois andares de um prédio pela parte de fora, sem ajuda e parti o vidro com a mão para ver se a minha até então dama estava com outro, já gastei muito dinheiro que a velha (mãe) dava para pagar as propinas da faculdade, e falsificava os recibos e comprovativo de deposito bancário; hipotequei uma amiga de longa data no banco, ela era minha fiadora num credito que eu tinha pedido, depois de receber o dinheiro, desliguei o telefonee desapareci por uns tempos. Eu era mesmo um mau elemento.
18- Maior decepção que já causou e teve?
E.A: A maior decepção que já causei foi sem duvidas aquela de gastar o dinheiro e falsificar recibos da faculdade. É que o processo de resolução deste problema foi muito dramático para minha família, principalmente para a minha mãe. Ela teve de lutar muito para evitar que me prendessem, que era o que eu merecia. Ainda mais, associado ao facto de eu ter deixado de estudar naquelas circunstâncias. Quanto as minhas decepções, prefiro não falar.
19- Maior orgulho que já causou e teve?
E.A: Não sei. Teriam de perguntar a minha velha e as outras pessoas. Agora quanto a mim, sinto-me sempre orgulhoso quando alguém reconhece e gosta do meu trabalho ao ponto de chegar e elogiar pessoalmente.
20- O que sentes quando isto acontece?
E.A: Sinto que estou no bom caminho. Nuca sinto que já cheguei ao limite. Para mim, admitir que já cheguei ao limite. Para mim, admitir que já cheguei, é admitir que eu já não tenho mais nada para fazer, dar ou alcançar
21- Maior dificuldade que já teve?
E.A: Já tive momentos menos bons, mas eu prefiro não encarar como dificuldade. Encaro-os como processo de me tornar mais eu. Todas as experiencias que eu tive, fazem de mim o que eu sou.
22- Quando é que surge o Abdiel artista?
E.A: Surge em 1999. Quando depois de ter ouvido muito Rap, senti-me pronto para passar para esta fase. Digo pronto porque desde que me conheço como pessoa eu oiço Rap.
23- Que mais e menos incentivou?
E.A: Além da minha persistência e perseverança, no começo a minha mãe foi a que mais incentivou. Ela pensava que aquilo era um fase e que depois passaria. Ma também posso dizer que foi ela que menos incentivou, quando depois de algum tempo ela notou que não era uma fase e sim aquilo que eu queria fazer. Deixou de incentivar porque se era o que eu queria fazer tinha que dar massa (dinheiro), e até então, não dava.
24-Maior dificuldade no começo?
E.A: Local para gravar.
25-Inspiração?
E.A: Vem da vida. Tudo pode servir de inspiração.
26-Para quando volume 4 da Mixtape “ESPECIALISTA”?
E.A: Nesta altura e devido a demora, pretendo lançar o volume 4 e o 5 ao mesmo tempo. Prefiro não apontar datas, mas ainda este ano. E se tudo correr bem, o álbum vem a seguir.
27-Porquê o excesso de palavrões nas suas musicas?
E.A: Rap é musica,musica é arte e a arteas vezes é perversa. Logo sendo a musica um meio que eu uso para expor as minhas emoções, é natura que nem todas as minhas emoções sejam boas, portanto é natural que saiam alguns palavrões de maneiras a desabafar.
28-As suas musicas são muito ouvidas pelos mais novos, não se preocupa com o carácter educativo?
E.A: Preocupo-me, mas também sei que são os pais que educam e controlam aquilo a que os filhos têm acesso.
29-Não estarias a ignoraro seu papel como formador de opinião?
E.A: Não. Eu sei que sou formador de opinião, mas também sei que não tenho que educar ninguém, ainda por cima ao ponto de pôr travão na minha oportunidade de desabafar. As pessoas devem ser capazes de discernir as coisas. Nem tudo que eu falo nas musicas é certo mas é a minha opinião e deve ser respeitada.
30-As suas músicas são criticadas pelos palavrões e pouco conteúdo. Como reages a isto?
E.A: Depende do que vamos entender como conteúdo. A mensagem do Abdiel não tem que ser igual a do fulano ou do cicrano.
31-Rap game, em que lugar te colocarias?
E.A: Primeiro, absoluto.
32-Não estaria a ser excessivamente confiante?
E.A: Não, apenas confiante e crente no que faço. Conheço muitos bons rapper’s que estão a cantar de amor como se tivessem a falar de guerra. Não fazem sentir o que estão a cantar e sei que consigo fazer
sentir o que canto.
33-Quem é mais e menos respeita no rap angolano?                                                                            E.A: Além de mim, todos os rapper’s que apesar das circunstancias assumiu o rap a serio e não se vendeu em termos de estilo, vendendo ou não. Respeito todos os persistentes e todos que levam o rap a serio. Quanto aos que menos respeito, prefiro não comentar, a lista é enorme.
34-Foi dos primeiros rapper’s a lançar mixtape, porque o fez?
E.A: Eu lembro que na altura do furacão katrina nos EUA, Lil Wayne mudou-se para Nova Iorque, juntou-se a Joel Santana e lançou cerca de 6 mixtape’s ou mais e eu fui acompanhando. É sim que como estava muito próximo do Cage 1, dei-lhe a proposta de fazermos o mesmo que o Lil Wayne fazia, e lançamos a primeira, intitulada “HABITUEMSE”, e como o pessoal reagiu bem, não mais parei, juntei-me aoMad superstar e tirei a “ESPECIALISTA VOL. 1”.
35-Acha-se o rei das mixtapes?
E.A: (Risos..) Não. No máximo sou o que tem mais repercussão. Há muitos raper’s que têm mais mixtape’s que eu e nem por isso têm a repercussão que tenho


OBS: Entrevista cedida pela revista “Bué de Dicas” com 4ª Edição pronta pra Janeiro com colaboração de Edivaldo dos Santos e Adérito José.

2 comentários:

  1. Anónimo23:35

    Abdiel é o melhor "ñ tm como mesmo"... Já ganhou

    Kelson O'Especialista

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23:48

    para alem de ser um pouco ignorante e convencido gosto das suas musicas, falo e disse um rap-per perdido, vírus do estilo. Símbolo da paz capital da droga.
    Fino mc

    ResponderEliminar